domingo, 16 de junho de 2013



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Leitura e análise de texto

“Meu primeiro beijo”, de Antonio Barreto


Objetivos: • Desenvolver habilidades de leitura relativas às capacidades de: decodificação; compreensão; apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação e interação);

                  • Estimular o desejo de outras leituras como, por exemplo, a obra completa da qual foi extraído o texto “Meu primeiro beijo” (o romance “Balada do primeiro amor).

Público-alvo: 8.º ano (7.ª série)

Tempo previsto: 4 a 6 aulas.



Conteúdos: Leitura e Compreensão de texto; Leitura expressiva com ênfase na entonação.



Habilidades: Ativação dos conhecimentos prévios; Recuperação do contexto de produção do texto; Realização de inferências; Antecipação de informações; Articulação entre trechos do texto; Levantamento e checagem de hipóteses; fluência na leitura.


Estratégias/recursos: Leitura compartilhada/colaborativa (o professor lê o texto com os alunos e, durante a leitura, faz pausas para questioná-los sobre as pistas linguísticas que dão sustentação aos sentidos atribuídos) com uso de notebook e datashow (ou filipetas); Xerox (cópias do texto para releitura a ser realizada após a leitura compartilhada/colaborativa).


Avaliação: A partir de questionamentos, o professor avalia os alunos, antes, durante e depois da leitura; Avaliação crítica do texto pelo aluno. 

Metodologia:

Antes da leitura


1) Agora vou ler para vocês um texto que se intitula Meu primeiro beijo. Com esse título, de que vocês acham que tratará o texto? 
2) Vocês conhecem o autor Antonio Barreto?
3) Vocês conhecem a obra da qual foi extraído o fragmento textual que vamos ler?


 Durante a leitura

Meu primeiro beijo

                                                        Antonio Barreto


É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim…

Pausa 1
1) Quem seria o Cultura Inútil? O que sugere essa expressão?
2) O início do texto nos dá alguma pista de como foi o primeiro beijo?
3) Como vocês imaginam que foi?

Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:

Pausa 2
1) O termo Culta já foi mencionado anteriormente? Refere-se a quem?
2) O que estaria escrito nesse bilhete?


“Você é a glicose do meu metabolismo.


Pausa 3
1) Vocês conhecem essas palavras?
2) O que autor do bilhete quis dizer com essa expressão?


Te amo muito!

Paracelso”

Pausa 4
1) Quem era Paracelso?


E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher… E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.

Pausa 5
1) O que vocês acharam das atitudes do Paracelso?
2) Será que ele era bom aluno?
3) Por que a letra era miúda?



No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:

Pausa 6
4) Que papo foi esse?


— Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? — Fiz cara de desentendida.Mas ele continuou:

Pausa 7
1) O que vocês imaginam que ele disse?


— Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. — Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:

Pausa 8
1) O que são perdigotos?
2) O que vai acontecer agora?
3) Por que vocês acham isso?



— A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias…


Pausa 9
1) Vocês tem conhecimento dessas informações?
2) Será que eles vão se beijar?



Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.


Pausa 10
1) Vocês já tiveram essa experiência?
2) E agora, o que acontecerá?

E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.

Pausa 11
1) Levantem hipóteses: Como será o final da narrativa? Por quê?


Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram… e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.


Depois da leitura


Questões:
1) A que conclusão a personagem chegou após o primeiro beijo?
2) E agora, dá para entender por que a personagem apelida o Paracelso de Cultura Inútil?
3) O título é adequado? Expliquem.
3) O texto correspondeu às suas expectativas? 


Releitura do texto: de forma expressiva, pelos alunos, para verificar a fluência e a rapidez (texto xerocado e multiplicado).

Pesquisa: Significados dos termos desconhecidos presentes no texto para checar as inferências realizadas durante a leitura; Biografia do autor; Outros textos que abordem o mesmo tema. 

Produção escrita: Relato de experiência com relação ao “primeiro beijo” (Como foi? Como poderia ter sido? ou Como você idealiza o primeiro beijo?)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). Curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa Melhor Gestão, Melhor Ensino.

ROJO, Roxane. LAEL/PUC – SP. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa Melhor Gestão, Melhor Ensino.


BRÄKLING, Kátia Lomba. Exemplo de Pauta para Leitura Colaborativa. Manual de orientações Pedagógicas para o Trabalho com os conteúdos avaliados no SAEB e Prova Brasil. Versão Preliminar. MEC/INEP: mar/2009 (no prelo). Curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa Melhor Gestão, Melhor Ensino.


BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6. Curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa Melhor Gestão, Melhor Ensino.



Situação de Aprendizagem elaborada em grupo no curso presencial "Melhor Gestão, Melhor Ensino" em 28/05/2013 e revisada por Rosana Xavier Moreira Nunes.

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