Situação de aprendizagem
– Leitura e análise
do texto Meu primeiro beijo de Antônio
Barreto
Objetivos: mobilizar as habilidades de leitura no
propósito de atribuir sentido ao texto mediante a realização de antecipações
acerca do assunto.
Público-alvo: 8º ano
Tempo/duração: 3 aulas
Conteúdos e temas: compreensão e apreciação de texto
literário, oralidade envolvendo
assunto que pode fazer parte do cotidiano dos alunos.
Habilidades trabalhadas:
Levantamento do
conhecimento prévio do assunto, construção
do sentido global do texto, localização
de informações explícitas e implícitas no texto.
Estratégias: leitura compartilhada, leitura de
imagem e discussão oral sobre texto.
Recursos: Retroprojetor, Notebook, cópias do
texto Texto “Meu primeiro beijo” e da música “Beija eu” de Marisa Monte.
Avaliação: O processo avaliativo deve ocorrer na
recuperação das informações presentes no texto bem como da identificação das
características do gênero analisado.
- Antes da leitura
1º Passo. Apresentar aos alunos o texto Meu primeiro beijo de Antonio Barreto e
lançar questões sobre o título do texto:
- O que lhe sugere o título do texto?
- Existe uma idade ideal para acontecer o primeiro
beijo?
- É um acontecimento sempre especial?
2º Passo: Durante a leitura o
professor deve direcionar os questionamentos de acordo com as expectativas dos
alunos
1.1 Iniciar
a leitura do texto
Sugestões de
perguntas durante a leitura de cada trecho
É dificil acreditar, mas meu primeiro
beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura
Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era
"o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo
de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
·
O
que podemos pensar de um garoto que tenha o apelido de “Cultura inútil”?
Não sei se numa aula de Biologia ou de
Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso.
Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase
tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por
que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia
rolar.
·
Qual
a provável idade dos personagens? Como você percebeu isso? É comum nos dias
atuais adolescentes dessa idade ter conhecimento sobre o beijo apenas por meio
de filmes?
·
Qual
foi o fator decisivo para que a garota começasse a se interessar pelo garoto? O
que podemos inferir sobre a maneira como o garoto assina o bilhete?
1.2 Ler
o restante do texto (7º ao último parágrafo)
No
dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus,
veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia?
- Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29
músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150
batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou
salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos
que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg
de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu
e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de
pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos
eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele
calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz,
fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus.
Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas
coladas, por alguns segundos.
E
de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto,
juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci,
cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos
apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e
voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram,
depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo.
Mas foi inesquecível!
- Quais outros termos que a garota usa para se referir
ao garoto?
- Suas expectativas em relação ao garoto se
confirmaram ou não?
- Os relacionamentos, onde ocorrem o primeiro beijo,
costumam durar muito tempo?
“E de repente o ônibus já havia
chegado no ponto final e já tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro
beijo”.
- Qual será o provável destino dos personagens a
partir de agora?
- O que ela quis dizer com “o mundo rolou?” Colocar o parágrafo respectivo
3º Passo: Lançar perguntas sobre o
autor
- O que vocês sabem sobre o autor do texto? Já leram
alguma coisa sobre ele?
Explicar aos
alunos que esse texto consiste apenas em um capítulo de um livro e sugerir como
leitura o restante desse mesmo livro chamado “Balada do primeiro amor” de
Antonio Barreto.
4º Passo: Finalizar com as imagens de beijos e
ao mesmo tempo a música “Beija eu” de Marisa Monte.
Referências
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY,
Bernard e colaboradores. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita –
elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros
orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane.
Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura
e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na
contemporaneidade. Disponível em: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Content/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf%C2%A0Acesso
em 28/05/2013.
Sites
ANTUNES, Arnaldo; BROWN Carlinhos; MONTE, Marisa. Já sei namorar. Disponível em http://letras.mus.br/tribalistas/63542/, acesso em 28/05/2013.
ANTUNES, Arnaldo; BROWN Carlinhos; MONTE, Marisa. Já sei namorar. Disponível em http://letras.mus.br/tribalistas/63542/, acesso em 28/05/2013.
BARRETO,
Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD,
1977. p. 134-136. Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaT%C3%A9cnicaAula.html?aula=22430.
Acesso em 28/05/2013.
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