domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem Texto "Meu primeiro beijo"


Situação de aprendizagem – Leitura e análise do texto Meu primeiro beijo de Antônio Barreto

Objetivos: mobilizar as habilidades de leitura no propósito de atribuir sentido ao texto mediante a realização de antecipações acerca do assunto.

Público-alvo: 8º ano

Tempo/duração: 3 aulas

Conteúdos e temas: compreensão e apreciação de texto literário, oralidade envolvendo assunto que pode fazer parte do cotidiano dos alunos.

Habilidades trabalhadas: Levantamento do conhecimento prévio do assunto, construção do sentido global do texto, localização de informações explícitas e implícitas no texto.

Estratégias: leitura compartilhada, leitura de imagem e discussão oral sobre texto.

Recursos: Retroprojetor, Notebook, cópias do texto Texto “Meu primeiro beijo” e da música “Beija eu” de Marisa Monte.

Avaliação: O processo avaliativo deve ocorrer na recuperação das informações presentes no texto bem como da identificação das características do gênero analisado.

  1. Antes da leitura

1º Passo. Apresentar aos alunos o texto Meu primeiro beijo de Antonio Barreto e lançar questões sobre o título do texto:

  • O que lhe sugere o título do texto?
  • Existe uma idade ideal para acontecer o primeiro beijo?
  • É um acontecimento sempre especial?

2º Passo: Durante a leitura o professor deve direcionar os questionamentos de acordo com as expectativas dos alunos

1.1  Iniciar a leitura do texto

Sugestões de perguntas durante a leitura de cada trecho

É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...

 

·         O que podemos pensar de um garoto que tenha o apelido de “Cultura inútil”?

 

Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:

 " Você é a glicose do meu metabolismo.

 Te amo muito!

 Paracelso"

 E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.

·         Qual a provável idade dos personagens? Como você percebeu isso? É comum nos dias atuais adolescentes dessa idade ter conhecimento sobre o beijo apenas por meio de filmes?

·         Qual foi o fator decisivo para que a garota começasse a se interessar pelo garoto? O que podemos inferir sobre a maneira como o garoto assina o bilhete?

1.2  Ler o restante do texto (7º ao último parágrafo)

No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:

 - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.

 Mas ele continuou:

 - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:

 - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...

 Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.

E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.

Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

 

  • Quais outros termos que a garota usa para se referir ao garoto?
  • Suas expectativas em relação ao garoto se confirmaram ou não?
  • Os relacionamentos, onde ocorrem o primeiro beijo, costumam durar muito tempo?

“E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo”.

  • Qual será o provável destino dos personagens a partir de agora?
  • O que ela quis dizer com “o mundo rolou?” Colocar o parágrafo respectivo

3º Passo: Lançar perguntas sobre o autor

  • O que vocês sabem sobre o autor do texto? Já leram alguma coisa sobre ele?

Explicar aos alunos que esse texto consiste apenas em um capítulo de um livro e sugerir como leitura o restante desse mesmo livro chamado “Balada do primeiro amor” de Antonio Barreto.

4º Passo: Finalizar com as imagens de beijos e ao mesmo tempo a música “Beija eu” de Marisa Monte.

Referências

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.


ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Content/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf%C2%A0Acesso em 28/05/2013.


Sites
ANTUNES, Arnaldo; BROWN Carlinhos; MONTE, Marisa. Já sei namorar. Disponível em http://letras.mus.br/tribalistas/63542/, acesso em 28/05/2013.

BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaT%C3%A9cnicaAula.html?aula=22430. Acesso em 28/05/2013.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário