domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem
A modernidade e seus conflitos
1-Objetivo: Fazer com que os alunos reconheçam a crítica social presente em textos literários
2-Tempo previsto: aproximadamente 3 aulas.
3- Público-alvo: 9° Ano
4- Conteúdo: Elementos da narrativa, função sócia da crônica, temática.
5- Habilidades: levantamento de conhecimento prévio, localização do tema e ideia principal, construção do sentido global do texto, identificação de pistas linguísticas sobre a posição do autor.
6- Estratégias-recursos: Aula interativa e dialogada com uso de data show, internet, cópias de texto.
7- Avaliação: Atividade de grupo. Os alunos deverão pesquisar outros textos (verbais ou não) a respeito da temática principal, compartilhar sua leitura e suas impressões por meio de seminário.
●Desenvolvimento das atividades
Antes da Leitura
Passo 1: Primeiramente despertar conhecimentos prévios do aluno a partir da letra Paciência, de Lenine.
Paciência
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber ?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber ?
A vida é tão rara
Tão rara...

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...

Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber ?
Será que temos esse tempo
Pra perder ?
E quem quer saber ?
A vida é tão rara
Tão rara...

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...

A vida não para...

SUGESTÕES

_ Você conhecia essa música? Gostou?
_ Em que circunstância você perde a paciência? Quais são suas atitudes quando isso ocorre?
_Em que lugar você sente-se mais leve, calmo? Por quê?

Passo2: Apresentar o texto Pausa, antes da leitura silenciosa:
_O que o título Pausa lhe sugere?
_ O que esperar de um texto com esse título?
Passo 3: Leitura silenciosa, após:
_ Análise dos elementos da narrativa:
a)     Personagem-
b)     Foco narrativo-
c)      Espaço-
(Comprove suas respostas com passagens do texto)
_ Quanto à estrutura, você é capaz de identificar o gênero do texto?
_ Por que Samuel saía todos os domingos? E para onde ia?
_ Qual justificativa ele dava à esposa para sair?
_Para onde ele realmente ia?
_Por que o personagem principal mudava de nome quando chegava ao hotel?
_O que ele ia fazer no hotel?
_ Por que Isidoro colocava o despertador para despertar ás 7 h?
Passo 4: Atividade oral (discussão)
_ Você se surpreendeu com o final da história?
_ Você considera que o casal mantinha uma boa relação conjugal?
_ Podemos perceber que o autor fez uma crítica à sociedade? Qual foi a crítica?


Referências Bibliográficas:
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (Org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p. 275-277.

Nenhum comentário:

Postar um comentário